terça-feira, 10 de março de 2009

Meditação - artigo do site Estrela Guia


Meditação – site estrela guia
Por: Letícia Souza
Publicado em: 24/02/2009 02:55:14


Fazer intervalos durante o dia para “estudar o pensamento” pode parecer besteira, mas diversos brasileiros que sofrem com a correria do dia-a-dia já se renderam a essa técnica para obter mais qualidade de vida.

O ideal é reservar pelo menos quarenta minutos - vinte antes do café-da-manhã e vinte após o jantar – para ficar em um lugar silencioso e confortável, sem pensar em nada. Assim, você se desligará de tudo e vai meditar.

Existem dois tipos de meditação: passiva (com e sem conteúdo) e ativa. De acordo com a naturóloga e psicanalista Roseleine Borsato, na primeira a pessoa permanece imóvel e medita totalmente em silêncio ou conduzida por um CD de auto-ajuda. Já na segunda o praticante faz movimentos em pé ou sentado para se cansar e depois ficar parado. A Yoga, o Tai Chi Chuan e o Aikido podem ser considerados meditações ativas. Nestes casos, as sessões podem durar até uma hora ou uma hora e meia.

Além de ser simples e prática, a técnica traz muitos benefícios à saúde. “Hoje é muito importante meditar. O ser humano está fugindo de si mesmo, então, a meditação faz essa conexão”, afirma Lucia Sandri, proprietária do Instituto Integrado Sandri.

“A meditação pode deixar a pessoa mais perceptiva ao que acontece consigo mesma quando deparada com estímulos internos (pensamentos, lembranças etc) ou externos. Ela consegue ver as situações com mais clareza, sem misturar opiniões, crenças e valores pessoais com o que acontece em sua volta. Lida mais harmonicamente com os pensamentos, sentimentos, emoções e desafios que surgem em sua vida. Aprende a lidar com o estresse”, acrescenta o coordenador do Treinamento de Meditação do Instituto União, Saulo Nagamori Fong.

Segundo Markus Schuler, da Sociedade Internacional de Meditação, “quando corretamente ensinada e praticada, a técnica produz repouso duas vezes mais profundo do que sono noturno. Portanto, o resultado é uma vida mais plena, saudável e criativa”.

Por se tratar de uma forma de relaxamento, ela é indicada principalmente para moradores de grandes centros urbanos, que levam uma vida intensamente dinâmica e agitada.

Quem nunca meditou deve procurar um profissional para conhecer as metodologias e escolher a que mais lhe agrada. Porém, a meditação passiva pode ser treinada em casa desde o início. “Fique em silêncio, de olhos fechados e conte sua respiração até dar 21 expirações. Se perder a conta, volte para o início e conte tudo novamente. Também podem ser usados CDs de auto-ajuda à venda em bancas de jornais”, aconselha Roseleine. Após cerca de vinte minutos de relaxamento, abra os olhos e volte à rotina aos poucos.

http://www.estrelaguia.com.br/astrologia/artigos/meditacao/1341.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário